TPL_GK_LANG_MOBILE_MENU
A+ A A-

Deprecated: Non-static method Joomla\CMS\Application\SiteApplication::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/gwcomuni/public_html/templates/gk_news/lib/framework/helper.layout.php on line 181

Deprecated: Non-static method Joomla\CMS\Application\CMSApplication::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/gwcomuni/public_html/libraries/src/Application/SiteApplication.php on line 275

REPRESENTANTES DA PCH TAMBORIL, EM VISITA À CRISTALINA, FECHAM PARCERIAS COM ÓRGÃOS PÚBLICOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS AMBIENTAIS

Nesta primeira semana de setembro, a equipe da PCH Tamboril realizou reuniões no Município de Cristalina visando dar continuidade à execução de alguns programas de meio ambiente relacionados à área de educação e de assistência social.

Na área de educação, os técnicos de Meio Ambiente Angelo Sirtoli e Elias Centofante estiveram em visita ao Instituto Federal Goiano, com a professora Drª. Suelen Maia, onde foi ajustada uma parceria por meio do apoio a bolsas para que acadêmicos do Curso Horticultura desenvolvam mensalmente trabalhos de Educação Ambiental junto aos alunos do ensino básico das escolas do município e nas comunidades rurais onde o IF de Cristalina já desenvolve atividades.

Instituto Federal: Professora Drª. Suelen Maia com técnicos da usina, Elias Centofante e Angelo Sirtoli.

Secretaria Municipal de Assistência, Promoção Social e Trabalho: Marleide Fernandes de Barros em reunião com técnicos da PCH Tamboril.

Os técnicos da PCH Tamboril também estiveram na Secretaria de Assistência, Promoção Social e Trabalho, onde foi acordado com a secretária da pasta, a Drª. Marleide Fernandes de Barros, formas de apoio de sua equipe de trabalho às famílias dos ribeirinhos com potencial de vulnerabilidade que se encontram no entorno da área do futuro reservatório da usina.

Os empreendedores da PCH Tamboril no sudoeste goiano, estimulam o intenso envolvimento social, por entender que tais empreendimentos geram renda, empregos e desenvolvimento regional, ao transformar uma latente riqueza primária em um bem primário à disposição da sociedade, com preservação ambiental.

Reunião entre técnicos da usina e equipe da Secretaria de Assistência, Promoção Social e Trabalho.

Da esquerda para a direita, técnicos da SBGER Elias Centofante e Renata Carolina Silva com a equipe da Secretaria Municipal: Drª.Marleide Fernandes de Barros, Renata Caixeta, Maria do Carmo M. Gonçalves, Daniela Borges C. Pedroni e Andreia Carvalho dos Santos.

Leia mais ...

PALESTRAS ORIENTAM OS TRABALHADORES QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DA PCH TAMBORIL NO RIO SÃO BARTOLOMEU

DIA DE SAÚDE PALESTRAS NO CATEIRO DE OBRAS DA PCH TMABORIL

Com o objetivo de levar informações e conhecimentos aos operários que trabalham na construção da Pequena Central Hidrelétrica Tamboril no rio São Bartolomeu, foram realizadas, no último dia 15 de junho, três palestras no âmbito da prevenção e saúde.

A primeira palestra teve como tema “Saúde e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)” e foi proferida pela enfermeira da Secretaria de Saúde de Cristalina, Rosivalda Fátima Resende de Oliveira. Na palestra ela abordou algumas das principais doenças sexuais, falando dos sintomas, danos à saúde, tratamentos e formas preventivas como o uso de preservativos.

Em seguida, a equipe da Secretaria de Saúde de Cristalina, sob coordenação da enfermeira Neuza de Souza Reis Barcelar e de Ronise Pereira de Paula realizou vacinação contra febre amarela, Hepatite B, Tríplice Viral e Dupla Adulto (D.T).

Palestra sobre DST com a Enfermeira Rosivalda e Fátima Resende de Oliveira

Técnico realizando distribuição de preservativos aos operários.

Na sequência, a ocorreu a segunda palestra sobre “Animais Peçonhentos do Cerrado”, com foco em animais venenosos como serpentes, aranhas, escorpiões e lacraias. O palestrante foi o biólogo, professor e gestor ambiental da PCH Tamboril, Elias Centofante que abordou formas de prevenção de acidentes com esses animais e os primeiros socorros, caso haja alguma ocorrência de algum incidente.

Esta palestra foi de suma importância, uma vez que, com a construção do empreendimento a possibilidade de os operários encontrarem esses animais nas frentes de serviços são grandes. O Professor Elias ainda orientou os trabalhadores quanto à importância de comunicar o Departamento de Meio Ambiente da obra caso eles se deparem com esses animais, a fim de que a equipe de meio ambiente proceda o resgate.

Equipe técnica da Secretaria de Saúde e

Vigilância em Saúde de Cristalina realizando

vacinação dos operários da obra.

Palestra sobre Animais Peçonhento do Cerrado com professor Elias Centofante.

Na parte da tarde, dando continuação à programação de palestras, os operários participaram da terceira e última palestra com a nutricionista Maria Eduarda Rodrigues Bitencourt. Na palestra ela falou da importância da alimentação balanceada e dos cuidados com a higiene pessoal como meio fundamental para uma boa saúde.

Ao final da palestra, o Técnico de Segurança do Trabalho Cassio Wilson Villani Mota abordou aspectos segurança no âmbito do canteiro de obras e finalizou com exercício laboral com os participantes.

Esses trabalhos de informação e conscientização para os operários da obra integram as atividades do Programa Básico Ambiental da PCH Tamboril que preveem a integração com os serviços públicos, como os realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cristalina.

Palestra com a Nutricionista Maria Eduarda Rodrigues Bitencourt.

Operários realizando exercícios laborais.

 

NOTA: DOAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS E DE BANHO

No dia 29 de junho, a São Bartolomeu Geradora de Energia Renovável doou ao Município de Cristalina 06 (seis) cadeiras de rodas comuns e outras 04 (quatro) cadeiras de banho. A ação ocorreu em substituição à exigência da Licença Ambiental de Instalação (que autoriza as obras) a qual previa a dotação dos Centros de Saúde de materiais necessários para atendimento de pessoas em casos de possíveis acidentes com animais peçonhentos e vetores.

Como no Brasil a compra de soros antiofídicos e antiescorpiônicos para uso em seres humanos é feita exclusivamente pelo Ministério da Saúde, a SBGER fez a doação destas cadeiras por meio de Termo de Doação ao município, visando promover ações e serviços de assistência à saúde da população de Cristalina.

A entrega dos equipamentos ocorreu no Hospital Maternidade Chaud Salles e estiveram presentes o prefeito de Cristalina, Daniel Vaz, a secretária de Saúde e Vigilância em Saúde municipal, Leila Sabadin, além de representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e da SBGER na pessoa do Eng. Nilo Carvalho.

Chegada das cadeiras.

Cerimônia de entrega. Na foto, ao centro, o Prefeito Daniel Vaz e, à direita, a Secretária de Saúde Leila sabadin em conversa com o Eng. Nilo Carvalho da SBGER.

Leia mais ...

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS TROCA GELADEIRAS EM CRISTALINA

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS TROCA GELADEIRAS EM CRISTALINA

  • Nesta quarta (25), quinta (26) e sexta (27), moradores da cidade poderão se cadastrar para concorrer ao sorteio de 80 geladeiras.
  • Durante toda a semana ainda haverá palestras e oficinas sobre eficiência energética em Goiânia, Goianira e Trindade.

Goiânia, 24 de julho de 2018 – A Enel Distribuição Goiás vai trocar 80 geladeiras de moradores de Cristalina nesta semana. Para participar, é preciso se cadastrar nesta quarta-feira (25), das 10h às 17h, quinta (26), das 9h às 17h, e sexta-feira (27), das 9h às 18h, na Praça da Liberdade, no Setor Aeroporto. Desde que iniciou, em novembro passado, o programa de troca eficiente para clientes em situação de vulnerabilidade social, a companhia já trocou mais de 4,7 mil geladeiras em todo o Estado. Por meio da iniciativa, eletrodomésticos antigos podem ser trocados por novos com selo de eficiência A do Procel. Durante a semana, os clientes também poderão participar de oficinas e palestras sobre consumo consciente de energia.

O programa de troca eficiente de geladeiras é contínuo e faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que tem como objetivo promover o uso consciente de energia por meio de iniciativas que demonstrem a importância da eficiência energética. Em pouco mais de cinco meses de existência, o programa beneficiou alguns bairros de Goiânia, Aparecida, Anápolis, Novo Gama, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Catalão, Trindade, Rio Verde, Itumbiara, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Senador Canedo.

Os moradores que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. No momento do cadastro, o cliente pode trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras duas lâmpadas LED, que são mais econômicas. Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento - são cerca de 100 geladeiras por bairro. Todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

Outras melhorias

Em junho, a Enel Distribuição Goiás inaugurou a Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Cristalina-Luziânia, que dobrou a oferta de energia na região, localizada no leste do Estado de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Com 55 quilômetros de extensão, a nova linha aumenta a confiabilidade do fornecimento de energia nas cidades de Cristalina, Luziânia e Ipameri, beneficiando cerca de 21 mil famílias. A Enel investiu aproximadamente R$ 20 milhões na obra, que incluiu ainda a ampliação da Subestação Cristalina e melhorias na malha rural da região.

Economia

 

Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa têm selo de consumo tipo “A”, que significa eficiência no consumo de energia elétrica.

De acordo com estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a energia consumida em uma residência. Os aparelhos antigos e em mau estado, além de consumirem mais energia que o recomendado, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando o aquecimento global.

Projetos

 

A Enel está trazendo para Goiás uma série de projetos sociais que já são desenvolvidos regularmente nas outras duas distribuidoras do Grupo no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro e no Ceará. Todas as atividades, desenvolvidas de forma integrada, fazem parte do Programa Enel Compartilha, plataforma de Sustentabilidade da Enel no Brasil, que busca promover o consumo consciente e o acesso à energia a todas as pessoas e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.

Dentre os objetivos do Programa de Sustentabilidade, está a promoção de sua integração ao negócio do Grupo, de acordo com a metodologia de Criação de Valor Compartilhado (CSV) que integra as demandas sociais e comerciais das comunidades, além de difundir o compromisso da Enel com a sustentabilidade para a sociedade. Exemplo disso são as palestras e oficinas realizadas periodicamente, destinadas à população atendida pelos CRAS, ONGs e instituições do Estado. A iniciativa busca conscientizar o público sobre o consumo consciente de energia.

Palestras e oficinas

A palestra comunitária tem como objetivo explicar sobre a sustentabilidade e sua importância para o desenvolvimento humano; educação ambiental, incluindo os reflexos positivos da preservação e o ensino de uso de energia. Além disso, as pessoas são informadas sobre direitos e deveres do cidadão.

Já as oficinas oferecidas são voltadas para o uso de energia em casa, como a utilização correta dos aparelhos domésticos, sem gasto desnecessário, e a tarifa social de energia. Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, há uma maquete que simula o consumo dentro de uma casa. A partir disso, mostra-se a maneira errada e depois a correta do uso de eletrodomésticos, mostrando seus reais efeitos.

As oficinas também contam com troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas lâmpadas de LED. Os clientes podem trocar até duas unidades, nos mesmos moldes do projeto Enel Compartilha Eficiência com a troca de geladeiras.

Serviço

Troca de geladeiras

Endereço – Praça da Liberdade: Rua Kisleu de Maciel, Setor Aeroporto, Cristalina.

Cadastramento para participar do sorteio – 25/07/18, das 10h às 17h, 26/07/18, das 9h às 17h, e 27/07/18, das 9h às 18h.

Sorteio das geladeiras para os cadastrados – 27/07/18 às 18h30.

Entrega das geladeiras – 28/07/18, das 8h às 10h.

Oficinas

Dia – terça-feira (24)

Horário – 10h às 16h

Local – Associação de Idosos do Jardim Balneário Meia Ponte, Goiânia.

Dia – terça-feira (24)

Horário – 9h30

Local – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Jardim do Cerrado III, Goiânia.

Dia – quarta-feira (25)

Horário – 10h às 16h

Local – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Bairro Capuava, Goiânia.

Dia – quarta-feira (25)

Horário – 14h30

Local – Movimento Livre Pela Casa Própria, Residencial Lago Azul, Goianira.

Dia – quarta-feira (25)

Horário – 16h

Local – Núcleo de Assistência Social (NAS), Esplanada dos Anicuns, Goiânia.

Dia – quinta-feira (26)

Horário – 10h às 16h

Local – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Bairro Capuava, Goiânia.

Dia – sexta-feira (27)

Horário – 14h

Local – Associação do Câncer de Mama do Hospital das Clínicas, Setor Leste Universitário, Goiânia.

Palestras

Dia - quarta-feira (25)

Horário – 8h

Local – Igreja Católica do Setor Vida Nova, Trindade.

Dia - quinta-feira (26)

Horário – 9h

Local – Residencial Santa Fé, Trindade.

Dia - quinta-feira (26)

Horário – 14h

Local – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Setor Baliza, Goiânia.

Dia - sexta-feira (27)

Horário – 15h

Local – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Setor Real Conquista, Goiânia.

 

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Com informações de Ana Priscila Donato Capss / ENEL

Leia mais ...
Assinar este feed RSS
Info for bonus Review William Hill here.