TPL_GK_LANG_MOBILE_MENU
A+ A A-

Deprecated: Non-static method Joomla\CMS\Application\SiteApplication::getMenu() should not be called statically in /home/gwcomuni/public_html/templates/gk_news/lib/framework/helper.layout.php on line 181

Deprecated: Non-static method Joomla\CMS\Application\CMSApplication::getMenu() should not be called statically in /home/gwcomuni/public_html/libraries/src/Application/SiteApplication.php on line 275

REUNIÃO TÉCNICA INFORMATIVA COM OS PROPRIETÁRIOS AFETADOS PELA PCH TAMBORIL Destaque

REUNIÃO TÉCNICA INFORMATIVA COM OS PROPRIETÁRIOS AFETADOS PELA PCH TAMBORIL

REUNIÃO TÉCNICA INFORMATIVA COM OS PROPRIETÁRIOS AFETADOS PELA PCH TAMBORIL

Em função dos avançados trabalhos de implantaçãoda Pequena Central Hidrelétrica Tamboril no rio São Bartolomeu,na divisa dos Municípios de Cristalina e Luziânia, foram realizadas neste mês de fevereiro duas reuniões técnicas informativascom o objetivo levar informações e esclarecimentosaos proprietários afetados bem como às comunidades do entorno do futuro reservatório.

A primeira reunião ocorreu em Cristalina,no dia 21 de fevereirona Câmara de Vereadores e a segunda, no município de Luziânia, no dia 22, também na casa legislativa municipal.

Foto 1. Reunião técnica informativa em Cristalina - GO.

Durante a reunião foram apresentadas as formas de negociaçãode terras que estão sendo realizadas com os proprietários afetadospelo projeto, a situação destastratativas até janeiro de 2019 e informações sobre os programas socioambientais.

Foto 2. Reunião técnica informativa em Luziânia - GO.

 

Falaram pelo empreendimento um dos engenheiros do projeto, o gestor de meio ambiente da obra, o coordenador de aquisições fundiárias e o advogado do Programa de Indenização e Aquisição de Terras.

Em ambas as reuniões, os representantes doempreendimento fizeram uma explanação sobre os procedimentos finais de aquisição das áreas necessárias ao reservatório, a situação das obras do barramento e da formação futura do reservatório (supressão vegetal e relocação de infraestrutura), bem como dos efeitos da construção do empreendimento na região. Foi realçado o estímuloà economia por meio da compra de produtos no comércio local eda contratação de operários dos municípiosabrangidos pelo projeto e da região do entorno.

Foto 3. Vista geral da construção do barramento.

Sobre o Programa de Indenização e Aquisição de Terras, o mesmo está tendo êxito nasnegociações amigáveis com o cumprimento de acordos contratuais firmados com os proprietários. Estes, por sua vez e na sua maioria, manifestaram-se desfavoráveis à largura da faixa de Preservação Permanente do futuro reservatório da PCH Tamboril, que foi determinada pelo órgão ambiental em 100 metros. Alegaram que tal largura, por ser o dobro da exigida para o rio atualmente, irá inviabilizar asatividades produtivas nas terras remanescentes e, por consequência, sua comprometer sobrevivência.

Quanto ao desenvolvimento das atividades ambientais, foram expostos os programasrelacionados aos meios físico, biótico e socioeconômico os quais estão sendo executadosde forma a minimizaros impactos negativos e otimizar os impactos positivos. Ressaltou-se que alguns destes programas são viabilizados por meio de parcerias firmadascom instituições e órgãos públicos dos dois municípios abrangidos pelo empreendimento.

Também foi informado que os trabalhos de supressão de vegetaçãoda área a ser alagada foram iniciados e quetodo material lenhoso resultante dessa atividade está sendo processado e doado ao morador da propriedade remanescente. A doação em questão é firmada com um termo de doação chancelado pelas partes.

Com potência instalada de 15,8 MW, a PCH Tamborilserá conectada diretamente à Subestação de Cristalina, melhorando o suprimento energético local. Esta é a primeira das quatros PCHs projetadas para o rio São Bartolomeu que, somadas, irão gerar 56,8 MW de energia. Estes,empreendimentos irão contribuir com o fornecimento de energia local e para sistema elétrico interligado do Brasil, reduzindo possibilidades de apagões e, indiretamente, no desenvolvimento econômico.

voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.